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GAMES: Mario 30 Anos: O controverso Super Mario 2
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GAMES: Mario 30 Anos: O controverso Super Mario 2
Em 9 de outubro de 1988, o mundo veio a conhecer o mais diferente game Mario de todos os tempos: Super Mario Bros. 2. Originalmente, ele estava em produção para se tornar o sucessor de Super Mario Bros. como um game de plataforma cooperativo, para dois jogadores, em ação vertical. Porém, a ideia foi abandonada devido a problemas técnicos e falta de apreciação dos envolvidos. O jogo acabou se tornando um game de clima arábico chamado Yume Kōjō: Doki Doki Panic, que protagonizava os personagens Imajin, Mama, Papa e Lina, lançado para Famicom Disk System, até então lançado apenas no Japão. Porém, sob o risco do Super Mario Bros. 2 (The Lost Levels) não ser bem recebido nos Estados Unidos, o projeto original foi retomado e modificado, tornando-o um jogo de plataforma para apenas um jogador, e reaproveitando diversos elementos já implantados em Doki Doki Panic. E assim nasceu o game, que de tão aclamado na América foi lançado no Japão anos mais tarde.
Super Mario Bros. 2 possui, além das mecânicas únicas, um enredo um tanto diferente dos demais games da série: Numa certa noite, Mario sonhou que um reino mágico chamado Subcon havia sido invadido por um rei sapo tirano chamado Wart, e que o povo deste reino lhe pedia ajuda. No dia seguinte, Mario e cia. foram para um piquenique, e no caminho encontraram uma caverna com uma porta suspeita. Ao adentrá-la, Mario viu ao vivo tudo que tinha visto em seu sonho. Então os quatro heróis resolveram juntar forças para livrar os Subconianos das malvadezas do terrível Wart.
O "segundo" game trouxe diversas novidades, muitas delas presentes no universo Mario até hoje. Vamos a elas:
Poder jogar com Mario, Luigi, Toad ou a Princesa Peach é, sem dúvida, a melhor novidade do game. Some isso às suas habilidades exclusivas (Toad é o mais veloz, Peach flutua, Luigi salta mais alto e Mario é o mais equilibrado) e você sempre terá experiências diferentes e únicas a cada vez que for jogar;
Apesar dos inimigos tradicionais (Goombas, Koopas) estarem ausentes, os estreantes como Shy Guy, Birdo e Ninji foram marcantes o bastante para retornarem em muitos futuros títulos, aparecendo até hoje;
Diferente de seu predecessor, a ação não é linear e horizontal: é possível subir, descer e até mesmo recuar em direção ao início da fase. Há também os subespaços (áreas “negativas” do mesmo local em que seu personagem está, onde se encontram os cogumelos, as moedas e Warp Zones, e, de quebra, toca uma musiquinha bem familiar), e quase todas as fases têm um Boss no final;
É o game mais curto da trilogia, com apenas 20 fases. Uma coisa que adoro fazer é passar todas sem pegar Warp Zones, e usar cada personagem cinco vezes, para no fim todos terem destaque de Contribuição;
Muitos falam que este não é um jogo de Mario, pois ao pisar nos inimigos... você simplesmente monta neles. Sim, eles não são derrotados apenas pulando sobre eles: deve-se arremessar objetos (geralmente vegetais) ou até agarrá-los e jogá-los uns contra os outros. Outra reclamação é pela falta de blocos e Power-ups, e de existirem vasos gigantes ao invés de canos. Mas, parando para pensar, o cenário do game não é o Mushroom Kingdom, então a ausência de alguns elementos faz sentido. Toda essa divergência força o jogador a se mover de forma mais estratégica (muitas vezes, ao subir na cabeça de um inimigo, ele pode levá-lo a uma área secreta, ou de difícil acesso), e a explorar mais as habilidades exclusivas de cada personagem (há uma Warp Zone na fase 5-3 que é muito mais fácil de acessar com Luigi do que com qualquer outro, por exemplo);
Em games de NES é raro ver personagens com sprites usando mais de três cores. Mario aparece com quatro! E pela primeira vez, vemos seu irmão com suas características únicas (magro, alto, melhor saltador). E foi também a partir deste que os irmãos passaram a usar seus macacões azuis. Este também é um dos poucos games anteriores a New Super Mario Bros. Wii em que Toad tem seu papel de herói. E para as meninas, qualquer game em que a Princesa possa mostrar sua força, e não apenas esperar ser salva, vale a pena ser jogado. E foi com este que tudo começou.
A música do game segue um padrão similar à de seu antecessor: uma melodia para o mundo a céu aberto, outra para o subterrâneo (e espaços internos) e uma para os Bosses. Este também é o primeiro game da série Super Mario a ter uma melodia na abertura (um remix das fases aquáticas de Super Mario Bros. Ironicamente, e para a alegria de muitos, não há fases de água nesse jogo). Apesar de um tanto repetitivas, as músicas são agradáveis, animadas e grudam fácil na cabeça.
Certamente, até pegarmos o jeito, levaremos algum tempo até nos acostumarmos com esse novo jeito de jogar Mario. Mas depois disso com certeza a diversão será absoluta.
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