Suwako's Fórum
Seja Bem Vindo ao Suwako.Forumeiros aqui você poderá baixar gratuitamente Games, Filmes, Séries entre outros. Fique a vontade para deixar sua opinião sobre algum assunto específico, se você gostou ou não de algum filme, jogo ou série. Para ter acesso total ao Fórum basta se registrar. É gratuito e temos atualizações todos os dias. Participe!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Suwako's Fórum
Seja Bem Vindo ao Suwako.Forumeiros aqui você poderá baixar gratuitamente Games, Filmes, Séries entre outros. Fique a vontade para deixar sua opinião sobre algum assunto específico, se você gostou ou não de algum filme, jogo ou série. Para ter acesso total ao Fórum basta se registrar. É gratuito e temos atualizações todos os dias. Participe!!!
Suwako's Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» GAMES: 10 coisas sobre a Nintendo que talvez você nem imagina
Rom, Emulador, Iso EmptyTer 09 Fev 2016, 7:10 pm por Diogo Delfino

» GAMES: Versão de PC de Metal Gear Online é oficialmente lançada
Rom, Emulador, Iso EmptyTer 09 Fev 2016, 1:44 pm por Rudney

» GAMES: 30 anos de Super Mario: O Mario perdido
Rom, Emulador, Iso EmptyTer 09 Fev 2016, 1:43 pm por Rudney

» GAMES: Mario 30 Anos: O controverso Super Mario 2
Rom, Emulador, Iso EmptyTer 09 Fev 2016, 1:40 pm por Rudney

» GAMES: PlayStation 3 para PC ganha emulador
Rom, Emulador, Iso EmptyDom 07 Fev 2016, 8:13 pm por Diogo Delfino

» ANDROID/iOS: Final Fantasy II pode ser baixado gratuitamente
Rom, Emulador, Iso EmptyDom 07 Fev 2016, 7:50 pm por Diogo Delfino

» GAMES: Edição gratuita de PES 2016 está disponível para PC
Rom, Emulador, Iso EmptyDom 07 Fev 2016, 7:43 pm por Diogo Delfino

» GAMES: 8 Games incríveis que chegam em 2016 para PS4
Rom, Emulador, Iso EmptySáb 06 Fev 2016, 4:55 pm por Diogo Delfino

» GAMES: SUPERHOT será lançado dia 25 de fevereiro
Rom, Emulador, Iso EmptySáb 06 Fev 2016, 4:38 pm por Diogo Delfino

Spotify

Rom, Emulador, Iso

4 participantes

Ir para baixo

Rom, Emulador, Iso Empty Rom, Emulador, Iso

Mensagem por Om3ga Zack Seg 27 Abr 2009, 7:24 pm

Rom, Emulador, Iso

Rom ou imagem ROM

Em termos simples é uma copia virtual de um jogo, para joga-lo em computador. Tipo jogar o famoso Sonic 2 (do Megadrive) ou Mario World (do Super Nintendo) em seu pc pelo teclado ou por um controle (adaptado ou via USB)

Em termos mais tecnicos Uma Imagem ROM é uma cópia em arquivo de um chip de memória ROM, muitas vezes um cartucho de video-game, o firmware de um sistema embarcado ou de uma máquina de Arcade.
O termo Imagem ROM é utilizado também para outros tipos de memória de não voláteis tais como PROMs, EPROMs, EEPROMs, e Memórias Flash. Muitas vezes é utilizado incorretamente para imagens de CDs ou DVDs ou mesmo de fita cassete. O termo correto para estes casos são Imagem de disco e Imagem de fita, respectivamente.
As roms ou jogos para emuladores e consoles são softwares como qualquer outro. Portanto é crime obter uma rom ou jogo e executá-lo em um emulador ou hardware sem que você tenha o jogo (em CD ou Cartucho) original.

Obs: Todos os links de Rom´s, Iso´s e afins, não estão hospedados neste site. Apenas indicamos onde baixar o mesmo, para que o usuario tenha uma previa do jogo, estando eles ciente que após o periodo de 24hs devera excluir a mesma e adquirir o produto original, não ferindo assim as leis de patente e copyright.

Formatos de arquivos de roms

As roms podem ser de:
Atari (.BIN/.A26)
Game Boy Advance (.GBA)
Game Boy Color (.GBC)
Master System (.SMS)
Sega Game Gear (.GG)
Mega Drive (.BIN/ .SMD/ .GEN)
Nintendo (.NES)
Nintendo 64 (.N64/.USA/.V64/.Z64)
Nintendo DS (.NDS/.IDS)
Super Nintendo (.SMC)

Emulador

Em termos simples Funciona como um video game. É pelo Emulador que você consegue jogar a rom no computador.

Em termos mais tecnicosNa computação, um emulador é um software que reproduz as funções de um determinado ambiente, a fim de, permitir a execução de outros softwares sobre ele. Pode ser pela transcrição de instruções de um processador alvo para o processador no qual ele está rodando, ou pela interpretação de chamadas para simular o comportamento de um hardware específico. O emulador também é responsável pela simulação dos circuitos integrados ou chips do sistema de hardware em um software. Basicamente, um emulador expõe as funções de um sistema para reproduzir seu comportamento, permitindo que um software criado para uma plataforma funcione em outra.
Os ambientes computacionais geralmente são formados por camadas. A quantidade e o papel de cada camada pode variar de acordo com o ambiente, e seu grau de dependência. Alguns ambientes são puramente físicos como os terminais de main-frame, e portanto, sua emulação cabe apenas o tratamento dos dados enviados do terminal ou para ele, e reproduzir a interação com o usuário. Exemplo: x3270. Outros ambientes podem não possuir um firmware (algumas vezes chamado de bios), sendo que os programas que serão executados conhecem todo o hardware, e sua emulação seria basicamente a interpretação das chamadas ao hardware para reproduzir seu comportamento. Exemplo: Emulador de Atari - Stella. Alguns ambientes possuem firmware (ou bios), mas não possuem sistema operacional. Nestes casos será necessário emular também o firmware (bios), ou obter um com o fabricante. Exemplo: Emulador de playstation, emulador de MSX, emulador de PC.

Historia
O primeiro emulador foi criado em 1964 por Larry Moss, na época funcionário da IBM, consistindo em um Software que fazia com que os programas criados para o 7070 mainframe rodassem na mais nova linha de computadores da IBM, os System/360.
O emulador foi um sucesso e ajudou bastante o System/360 a se tornar um best-seller na década de 1970.

Popularização
A popularização dos emuladores veio junto com a Internet e os emuladores de vídeo games. As imagens extraídas de cartuchos de vídeo games (chamadas imagens ROM ou simplesmente "ROMs") aliadas à programação em baixo nível de jogos para sistemas antigos tornou fácil a possibilidade de criação de emuladores de sistemas como o Chip-8 e depois de vídeo games mais populares como o Atari 2600 e NES (esse já tinha jogos programados em alto nível).
Apesar de um emulador nem sempre ser a coisa mais fácil de configurar, com pouco conhecimento hoje já é possível rodar um jogo de Playstation em um PC através de um emulador sem muitos problemas, muitas vezes até com qualidade superior ao próprio vídeo game, já que podem-se aplicar efeitos como anti-aliasing que o vídeo game não possui e rodar os jogos em resoluções muito mais altas que o original.

Aplcação e Vantagnes
Rodar jogos de vídeo games.
Testar códigos cross-compilado com maior facilidade.
Reaproveitamento de softwares escritos para sistemas antigos.
Rodar jogos de diferentes plataformas.

DesVantagnes
Para obtermos uma execução satisfatória do sistema que está sendo emulado, ou seu uso em ambiente de produção, o emulador e o ambiente que o executa precisam possuir um desepenho superior ao do sistema original.
Quanto maior a complexidade, ou a incompatibilidade entre o ambiente emulado e o que está executando o emulador, maior a complexidade da implementação do emulador, e maior exigência de hardware.
Alguns periféricos e características do sistema original, por serem físicos, serão emulados apenas em nível de software, podendo não oferecer transparência ao usuário final.

Uso comercial dos Emuladores

Vídeo games em computadores
Lançado em 1999, o Virtual Game Station (VGS) foi um emulador de Playstation desenvolvido pela Connectix originalmente para Macintosh e posteriormente portado para PC. A Connectix sofreu ações judiciais por parte da Sony, desenvolvedora do Playstation. Após algum tempo de batalhas judiciais, o emulador foi adquirido pela Sony e descontinuado. A empresa encerrou suas atividades em 2003.
Também lançado em 1999, o bleem! foi um emulador comercial de Playstation para PC desenvolvido pela bleem Company. Posteriormente ganhou uma versão para Dreamcast, chamada de bleemcast!. A Sony também moveu ações judicias contra a bleem Company. Apesar da Sony não ter vencido nenhum dos processos judiciais, os custos advocatícios, o surgimento de emuladores gratuitos e o encerramento na produção do Dreamcast fizeram com que a bleem Company terminasse suas atividades em 2001.

Video games em Video Games
A Microsoft utiliza emulação em seu console de nova geração, o Xbox 360, para executar jogos de seu console anterior, o Xbox. O Live Arcade traz jogos antigos mas eles não são emulados e sim re-programados e rodam nativamente no hardware do console.
A Sony usa um emulador para emular o PlayStation original no PlayStation Portable. Esse emulador também é usado em todos os modelos de PS3 para emular jogos do primeiro console. A Sony ainda usou um emulador de Emotion Engine nos modelos de 80GB/60GB-europeus para emular o PlayStation 2. Esse emulador é capaz de setar jogos do PS2 em altas resoluções: 720p e 1080p.
A Nintendo usa extensamente emuladores no Wii Virtual Console. Entre os sistemas emulados, estão o NES, Super Nintendo, Mega Drive, Neo-Geo, PC Engine e Nintendo 64. Entretanto, os jogos de Gamecube não são emulados e sim rodam nativamente no hardware do console.
A partir de 2006 muitas empresas lançaram jogos em coletâneas que rodam em um emulador. Esses emuladores oferecem uma emulação mais refinada se comparada aos emuladores de terceiros. Entre as empresas/jogos estão:
Sega (Sega Genesis Collection)
Namco (Namco Museum)
Capcom (Capcom Classics Collection)
Taito (Taito Classics)
Atari (Atari Anthology)
Recentemante algumas empresas embutiram jogos antigos emulados em jogos comerciais como um bônus para o jogador. Entre eles estão:
Prince of Persia: Sands of Time - (Prince of Persia original do PC)
Ninja Gaiden (Xbox) - (Ninja Gaiden 1, 2 e 3 versão NES)
Tekken 5 - (Tekken 1, 2 e 3 de Playstation)
Zelda: Wind Waker - (Zelda: Ocarina of Time de Nintendo 64)

Uso não comercial dos Emuladores (caseiro, o nosso rs...)
Muitos emuladores são livres e programados por terceiros. São denominados também de homebrews (Homebrew ao pé da letra, significa "aplicativo caseiro."
Eles são programas não-oficiais, caseiros ((daí o "home", que significa casa, lar, em inglês)) criados pelos próprios usuários.).

Entre eles estão:

Vídeo games em computadores
A lista de consoles de video games emulados é extensa, é raro um sistema não ser emulado geralmenre os mais novos levam tempo para conseguir emular. Entre eles, o Xbox e o Gamecube ainda não são satisfatoriamente emulados apesar de existir emuladores prematuros para eles. O PlayStation 2 é bem emulado no PCSX2 mas necessita de um potente computador; O Dreamcast também é bem emulado no nullDC. O PlayStation Portable e Nintendo DS ainda não são 100% emulados, mas no caso do DS o emulador NO$GBA roda perfeitamente alguns jogos. Os videogames da nova geração: Xbox 360 e PlayStation 3 não são emulados mas a história mostra que certamente serão no futuro. Já o Wii já possui emulação primária a partir da versão open-source do Dolphin (originalmente um emulador de GameCube).

Video games em Video Games
É possível emular consoles de videogames antigos num video game atual. Para isso os consoles devem estar destravados com um Modchip ou ter seu sistema firmware modificado para possibilitar o uso de programas não-autorizados. O primeiro emulador a conseguir esse feito foi PNESX que possibilitou emular o NES num PlayStation. O Xbox por ser um PC x86 teve dezenas de emuladores convertidos e adaptados para ele. O PlayStation 2 e o Gamecube também tiveram emuladores para rodar Super Nintendo e Mega Drive.

Lista de Emuladores (Caseiros)

Arcade
Ace - emulador de CPS1, CPS2 e Neogeo.
Calice - emulador de Capcom system one.
Callus
EmuDX Enhanced Arcade Machine Emulator
FinalBurn
FinalBurn Alpha - emula principalmente CPS e NeoGeo.
FinalBurn EvOLuTiOn
Kawaks
PINMAME - PINball Multiple Arcade Machine Emulator
MAME - Multiple Arcade Machine Emulator
Modeler
Nebula
NeoRageX - Emulador de Neo-Geo
Raine - emulador que suporta jogos das empresas Taito, Jaleco, Toaplan, NMK, Capcom.
Shark Emulator - suporta jogos principalmente da Toaplan em Windows.
Xcade para o Palm OS.
XMAME - versão do MAME para o X Window System.
ZiNc
Sparcade

Consoles

geração 4 bits
Stella

geração 8 bits
Chasms
Dega
MEKA
SMaSher
Wakalabis
Kega Fusion
Freeze SMS

geração 16 bits
Gens
Snes9x
Zness

geração 32 bits
Virtual Game Station (VGS)
Kega Fusion
retroDrive
Gens - Com as bios necessárias.

geração 64 bits
1964
Mupen64
Project64

geração posteriores
A Microsoft utiliza emulação em seu console de nova geração, o Xbox 360, para executar jogos de seu console anterior, o Xbox.
Originalmente a Sony pretendia que o Playstation 3 utilizasse emulação via software para executar jogos de Playstation 2 e Playstation. Entretanto, devido à dificuldades técnicas que surgiram em estágios finais do desenvolvimento do console, seu projeto foi reestruturado e o chip EE+GS foi integrado ao sistema. Desta maneira a primeira revisão do Playstation 3 garante a retrocompatibilidade com o sistema anterior via hardware, embora a Sony não descarte a possibilidade da remoção do chip e utilização da emulação em revisões posteriores.
A Nintendo também utiliza emulação em seu console, Wii, para emular seus consoles anteriores. Foi divulgado que o sistema também emula o Sega Mega Drive e o PC Engine/Turbografx 16, da NEC.

Iso

Em termos simples É uma copia virtual de um CD/DVD (que pode ser um jogo, filme, show, cd de musica, programa... etc)

Em termos tecnicos Um ISO (.iso) é uma imagem de CD (ou DVD) de um sistema de arquivos ISO9660. Por outras palavras, refere-se a qualquer imagem de um disco óptico, mesmo uma imagem UDF.
Como é típico em imagens de disco, para além dos arquivos de dados que estão contidos na imagem ISO, também contém todos os metadados(são dados sobre outros dados. Um item de um metadado pode dizer do que se trata aquele dado, geralmente uma informação inteligível por um computador.) do sistema de Arquivos, incluindo o código de arranque, estruturas e atributos. Toda esta informação está contida num único arquivo. Estas propriedades tornam-no uma alternativa atraente aos meios físicos para a distribuição de software que requer esta informação adicional, pois é fácil de obter através da Internet.
Alguns dos usos mais vulgares incluem a distribuição de sistemas operativos, tais como sistemas Linux ou BSD e Live CDs.
A maioria dos programas de gravação de CD/DVD consegue reconhecer e usar as imagens de CD, possibilitando a cópia de dados de média existentes ou criando novas unidades a partir de arquivos existentes. A maioria dos sistemas operativos (incluindo Mac OS, Mac OS X, BSD, Linux, e Windows com Microsoft Virtual CD-ROM panel) permitem que essas imagens sejam montadas como se fossem discos físicos, tornando-se de alguma forma úteis como um formato de armazenamento universal.
Emuladores de consolas, tais como o ePSXe, e muitos outros emuladores que lêem CD/DVD são capazes de correr ficheiros ISO/BIN (e outros formatos similares) em vez de correrem directamente do leitor de CDs. Também se obtém um rendimento muito superior ao se correr um ficheiro ISO, pois não há tempos de espera para que o CD/DVD esteja pronto e também por a velocidade de Entrada/Saída no disco rígido ser muitas vezes superior ao dos leitores de CD/DVD.

Formatos de arquivos
BIN/CUE
BWT, BWI, BWS, BWA
CCD
CSO (.cso)
DAA (.daa)
MDF/MDS (.mdf)
UIF (.uif)
NRG (.nrg)
DMG (Apple disk image) (.dmg)
CTOS Image


_________________

Fonte Wikipedia enciclopedia livre



comente o que acharam
Om3ga Zack
Om3ga Zack
Administradores
Administradores

Masculino Número de Mensagens : 475
Idade : 36
Localização : Ikariam, mundo My
Data de inscrição : 27/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rom, Emulador, Iso Empty Re: Rom, Emulador, Iso

Mensagem por Suwako Ter 28 Abr 2009, 8:29 am

muito boa a definição.... realmente bem explicado.....!
Suwako
Suwako
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 211
Data de inscrição : 13/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rom, Emulador, Iso Empty Re: Rom, Emulador, Iso

Mensagem por Rudney Ter 11 maio 2010, 6:26 pm

legal, muitom boa a explicação
Rudney
Rudney
Administradores
Administradores

Masculino Número de Mensagens : 1198
Idade : 39
Localização : Mongaguá-SP
Data de inscrição : 13/10/2008

https://suwako.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rom, Emulador, Iso Empty Re: Rom, Emulador, Iso

Mensagem por Estanley Ter 11 maio 2010, 8:15 pm

Essa explicação vai ajudar muitas pessoas que não sabia o que era Emulador, Rom e isso.
Estanley
Estanley
Conhecido
Conhecido

Masculino Número de Mensagens : 53
Idade : 26
Localização : São Paulo, Brasil
Data de inscrição : 17/03/2010

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5630991401260100564

Ir para o topo Ir para baixo

Rom, Emulador, Iso Empty Re: Rom, Emulador, Iso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos